Conhecido somente por 'Lunia', esse RPG online e de livre acesso revolucionou, do meu ponto de vista, a modalidade dos jogos online. Imagine se você pudesse misturar toda a liberdade de movimentação, o 'multi-hit' (vários acertos em diversos monstros de uma vez só) e os 50, 60 fps dos jogos de console não online com os elementos mais marcantes do RPG, como magias em 'slots' rápidos, uso de inventário em tempo real, fases com chefes lendários, possibilidade de aumento de nível e o sistema de classes. Esse jogo é Lunia. Após Perfect World, raramente se viu algum jogo em que o jogador pudesse interagir com o ambiente a sua volta com tanta desenvoltura e liberdade. Com personagens em 3D inseridos em cenários 2D, Lunia chegou para revolucionar. Como tal, estarei disponibilizando um manual completo feito a partir de meu próprio conhecimento in-game. Afinal, estou com Lunia desde que ele foi lançado no Brasil, em Junho de 2008, completando 1 ano e meio de sucesso entre milhares de brasileiros nesse ano.
A História
Tudo começa quando a sacerdotisa real, filha do Rei do reino de Rodésia, e seu mago de confiança partem em busca de uma jóia roubada, a qual pertencia ao reino dos humanos. Fora essa jóia, exitem mais duas: a dos elfos e a dos trolls. Em sua primeira aventura, Eir, a sacerdotisa, e Dainn, seu mago de confiança, encontram pelo caminho Sieg, o cavaleiro errante, em busca do que aconteceu ao seu pai e disposto a fazer o que for preciso para ajudar àqueles que o ajudarem. A partir daí, toda a história da jóia dos humanos vai se desenvolvendo em 3 capítulos, quando eles finalmente encontram o orc Daru em poder dessa jóia. Ele é derrotado, no entanto, essa derrota custa a vida de dois de seus amigos: Lache, o cavaleiro do reino, e Yuria, a elfa que namorava com Lache. No entanto, eles descobrem que esse não era o problema maior, e que alguem estava por trás do 'pano', controlando Daru e dando ordens para o mesmo.
Os Capítulos
Toda a história de Lunia é dividida em capítulos. Desde de o começo da aventura, no capítulo 1, até a morte de Eir( =/ ) no capítulo 6. Durante todas essas continuações da história original, vários membros vão se juntando ao grupo de heróis. A história detalhada de cada capítulo será explícita na divisas abaixo:
CAPÍTULO 1:
O começo da aventura de nossos heróis. Passando por toda a Mata de Ramancha com a ajuda de Yuria e Jini, Eir, Dainn e Sieg se deparam com o Guardiaõ Rotem no final do capítulo. Em fases anteriores eles ajudam um mago a salvar sua vila, conseguem informações sobre o pai de Sieg e sobre o paradeiro da jóia dos humanos.
CAPÍTULO 2:
Após sair da mata de Ramancha, os aventureiros chegam no reino das Damas da Neve. Durante todo os capítulo eles procuram por um 'Ídolo' antigo, sem o qual não conseguiriam entrar no templo onde o orc Daru está. Estes ajudam a Rainha da Neve a escapar do ataque dos Elfos Negros e, logo após, a Rainha os leva até a caverna onde o Ídolo está. No final do episódio, os três aventureiros se deparam com Drake, o dragão ancião guardião do Ídolo. Após derrotá-lo, todos seguem para o deserto, onde se localiza o templo 'Al Hammura', onde se encontra Daru.
CAPÍTULO 3:
Após chegarem ao deserto, os três heróis se encontram na Terra dos Cobolds. Os Cobolds não são nem aliados, nem inimigos. No entanto, Daru os convence de que estrangeiros poderão chegar para lhes 'tomar' a terra. É claro que tudo não passa de um mal entendido. Quando finalmente nossos três aventureiros chegam ao final do capítulo, no templo Al Hammura, se deparam com sua última grande provação: derrotar Lache. Após a derrota do mesmo, o grupo chega até o salão onde está Daru, tendo que derrotá-lo 2 vezes, pois esse absorve o poder da Jóia de Rodésia (humanos) e o usa para se recuperar. O templo é destruído e, na pressa, o grupo deixa para trás a jóia pertencente aos humanos, na esperança de que essa nunca mais fosse encontrada e usada para o mal.
CAPÍTULO 4:
No retorno para casa no que todos achavam que tinha sido a maior aventura de suas vidas, o grupo de heróis se depara com um problema: eles tinham se encontrado com os cavaleiros reais no deserto de Al Hammura e, após derrotar Daru, lhes foi oferecida ajuda para retornar ao palácio de Lunia; no entanto, enquanto estavam sobrevoando a floresta Fechada, eles se depararam com uma pane no motor de seu avião, que caiu bem em meio à floresta. Dentre diversas missões de proteção e recuperação de peças, os personagens encontram uma nova ajuda para seu grupo: Tia, a ninja, surge com suas habilidades impressionantes e sua agilidade sem igual para auxiliar o grupo. Além de tudo, Sieg se apaixona por Tia, que párece corresponder seu sentimento. No final, os dois acabam se separando, pois cada um tinha seu caminho. No entanto, o destino acaba levando-os para o mesmo lugar, no final das contas: ao Templo Submerso. Seu guardião, Tarrasque, não pega leve com os heróis, mas eles acabam derrotando-o e, no final, conseguem ler as escrituras gravadas em uma pedra, a qual ele estava na frente antes de sua morte.
Nessa escritura, Tia encontra informações deixadas por seu pai, sobre sua morte e o destino de toda Rodésia. Uma vez que todas as jóias da raças fossem reunidas, a tribo dos Shikans seria revivida e todo o mundo sofreria sob a tirania de seu controlador. Os heróis então decidem voltar ao palácio de Lunia o mais rápido possível. No entando, quando chegam, têm uma surpresa...
CAPÍTULO 5:
A surpresa era que todos os cavaleiros do reino estavam sob o efeito de hipnose de alguem de dentro do reino. Eir fica preocupada pelo fato de não encontrar seu pai, nem sua irmã mais velha, Lir. Durante todo o episódio, os guerreiros lutam com todos os 'conspiradores' do reino de Lunia, além de magos, cavaleiros, arqueiros e elfos negros que estavam sob controle mental. No final, Eir se depara com toda a verdade da conspiração. Seu pai estava morto, sua irmã estava sob controle mental e Rigel, o melhor mago de todo o reino e professor de Dainn, era quem estava por trás de todos os roubos das jóias de todas as raças. Os heróis derrotam Lir e a libertam do controle mental de Rigel. No intuito de tentar ajudá-los, Lir oferece ajuda para levá-los até a Ilha Flutuante, mas estes não aceitam, pois têm que fazer algo mais antes de irem até a Ilha Flutuante. Nesse Capítulo, como de costume, um novo personagem se junta a eles. No caso, esse personagem chama-se Lime, uma gosma que foi encontrada envenenada (?) na Floresta Fechada.
CAPÍTULO 6:
Como todo grande desfecho, algumas tragédias tem que acontecer. No entanto, um pouco antes dessas tragédias ocorrerem, o grupo de personagens passa pelas minas do povo dos anões, e acabam por descobrir que existem mais jóias do que eles pudessem imaginar. Agora tudo fazia sentido: a sombra que eles viram sair correndo do templo Al Hammura, a agressividade dos anões para com eles e o que Rigel estava fazendo na Ilha Flutuante. Rigel reviveria a tribo dos Shikans e tomaria o poder de toda Rodésia, através de todas as jóias de todas as raças. A história se desenvolve na minas, até que o grupo encontra com uma anã misteriosa, chamada Dacy, uma invocadora que resolve ajudá-los e guiá-los pelas minas. No caminho encontram-se com Krieg, que os ataca diversas vezes e desaparece sem deixar rastros. Até que, finalmente, se deparam com o Rei dos Anões, Gillan. Após derrotá-lo, Sieg percebe uma espécie de pedra muito brilhante, a qual era guardada pelo rei dos anões. Este, arrependido, revela que só lutou com os aventureiros para ter certeza de uma coisa: que Sieg realmente era filho de Lotar, amigo dos Anões. Sieg, portanto, se ve diante do 'túmulo' de seu pai, a pedra conhecida como Alma de Lotar. Com o intuito de ajuda-los, Gillan os leva até a entrada do portal dimensional, o qual os levará até a entrada da Ilha Flutuante. Como em todo episódio, esse portal é guardado por um guardião ("¬¬). No caso, esse se chama Kseidon e é um dragão de ouro de muitas lendas antigas de Rodésia. Sem muitos problemas, nossos heróis derrotam o dragão e passam pelo portal, destinados a parar Rigel e vingarem a morte de todos aqueles que perderam sua vida em vão para tentar libertar o reino de Lunia. Durante a jornada, Dainn tem uma terrível dor de cabeça, o que o força a lutar contra seus amigos. Outra revelação é a de Krieg, um sacerdote do Templo Batka, que luta mais uma vez contra os heróis. No final, ele revela ser irmão de Dainn, o que o abala um pouco, mas o mago nega o fato e o grupo deixa Krieg para trás. Chegando até o Santuário Soldin, mais umas vez os heróis tem de lutar, mas desta vez contra todos os integrantes da tribo dos Shikans, até mesmo seus ancestrais, para, no final, encontrarem Rigel em poder de todas as jóias, com o ritual de absorção quase completo. Todos lutam contra ele para tentar impedi-lo, no entanto, todos falham. Até que Eir se oferece como sacrifício para pará-lo. Todo sacrifício tem seu preço. No caso desse, o preço foi a vida de Eir. Todos ficam muito tristes, até que Lir decide pedir a ajuda de Lunia, a deusa dos humanos. Lunia lhes fala que a alma de Eir não pode ser retornada do nada, que, para tanto, é necessário um receptáculo para essa alma. Quando Lunia ia falar o nome desse receptáculo, alguma coisa os interrompe: a necessidade de saírem do templo imediatamente. Muitos anos se passam, e nossos heróis se separam atráves de diferentes caminhos.
Os PERSONAGENS
Como em todo jogo, temos diversos personagens, jogáveis e não-jogáveis, com os quais no identificamos. Abaixo estarei colocando uma lista de todos os personagens jogáveis existentes em Lunia. Os três primeiros são os personagens que você já pode usar desde o começo:
Sieg Helmont, o Cavaleiro errante
Dificuldade: Difícil
Força: 5/5
Destreza: 2/5
Vitalidade: 4/5
Inteligência: 3/5
Descrição: Sieg é um jovem de 17 anos com um coração puro e temperamental. Possui habilidades inigualáveis com espadas e manejo de lâminas únicas. Herdou de seu pai o famoso punho da destruição, ou soco Falcon, como era conhecido antigamente. Possui habilidades de espada, poder e combate, além de buffs e passivas. Dentre os iniciantes é o que tem maior vida, defesa e ataque corporal.
Eir Peltrow, a Sacerdotisa
Dificuldade: Média
Força: 3/5
Destreza: 1/5
Vitalidade: 3/5
Inteligência: 4/5
Descrição: Eir, a princesa do reino de Lunia, possui habilidades herdadas da família real, que consistem em cura através da reza para a deusa dos humanos. Apesar de todo esse poder, ela sente, as vezes, que esse é inferior ao de sua irmã, Lir. Insatisfeita com isso, Lir decide fugir de casa junto com seu mago de confiança, Dainn. Além dessas habilidades de cura, Eir possui vários outros truques aprendidos com os feiticeiros reais que a cercavam. Possui habilidades de Cura, Lua e Sagrado, além de buffs e passiva. Dentre os iniciantes, é a única que consegue curar a todos do grupo simultaneamente.
Dainn Crowley, o Mago Real
Dificuldade: Fácil
Força: 1/5
Destreza: 3/5
Vitalidade: 2/5
Inteligência: 5/5
Descrição: Dainn, um mago de 18 anos, é um jovem promissor da Guilda dos Feiticeiros Reais. Era também aluno favorito de Rigel. Certo dia, Rigel pressentiu uma grande presença maligna sobre todo o reino, e mandou Dainn investigar. A partir dai, partiu em uma jornada com Eir, a princesa real. Dainn possui a maior parte das habilidades elementais do jogo e, como tanto, estas são divididas em três classe: Fogo, Terra e Gelo. Há habilidades de buff e habilidades passivas também. Dentre os iniciantes é único capaz de combinar ataques mágicos elementais e o único que pode recarregar seu MP sem ajuda de poções ou habilidades.
Tia, a Ninja
Dificuldade: Difícil
Força: 3/5
Destreza: 5/5
Vitalidade: 3/5
Inteligência 2/5
Descrição: Tia é meio-humana e meio-elfa, filho de um humano e uma elfa. Seu pai, um oficial de alta patente, trabalhava no palácio, quando, certo dia, simplesmente desapareceu. Desde então Tia partiu em uma jornada para reencontá-lo, sozinha, até que encontrou o grupo de 3 aventureiros do palácio de Lunia. Tia usa duas adagas e é a mais agilidosa do time, possuindo grande variedade de chutes, habilidades de arremesso e bombas escondidas. É a única dentre todos os personagens que pode pular por cima de monstros e outros personagens.
Lime, a Gosma
Dificuldade: Difícil
Força: 4/5
Destreza: 5/5
Vitalidade: 3/5
Inteligência: 2/5
Descrição: Não se tem muitas informações sobre a gosma, somente de que foi encontrada envenenada na floresta e foi resgatada pelo grupo de aventureiros. Se apegou muito a Eir e, com o tempo, foi se tornando cada vez mais forte. Lime é lento e possui pouca força física, mas seu grande atrativo está em suas tranformações, que vão desde velocidade até a transformção em uma Gigante Gosma Lendária. Outro ponto seu é o fato de poder guspir poções para curar seus aliados.
Dacy Dalstrin, a Invocadora
Dificuldade: Fácil
Força: 1/5
Destreza: 4/5
Vitalidade: 2/5
Inteligência: 3/5
Descrição: Uma anã muito brincalhona, Dacy tem o poder de dar vida às suas bonecas para protegê-la de danos e atacar os oponentes. Tudo que ela deseja é poder dar vida à Jeronica, sua Boneca Favorita. Mas diferente das outras bonecas, Jeronica é feita com materiais especiais e não pode ganhar vida. Desde então, Dacy veio para o mundo dos humanos para descobrir alguma forma de dar vida à sua boneca e é por isso que se juntou aos nossos aventureiros. Seu principal atrativo é o fato de poder invocar bonecos e, apesar de seu tamanho, não se engane quanto a sua força, por ela é capaz de invocar doces gigantes e luvas que vem do chão, além de jogar agulhas em seus oponentes e derrubá-los "puxando seus tapetes".
Krieg El Haiti, o Templário
Dificuldade: Média
Força: 5/5
Destreza: 3/5
Vitalidade: 5/5
Inteligência: 1/5
Descrição: Conhecido como Lobo na Batalha que engoliu a Lua, Krieg, quando tinha 10 anos, viu seus pais serem mortos por um homem e seu irmão ser sequestrado. Depois disso, Krieg se concentrou em sua vingança. Foi até o Templo Batka para se tornar mestre das habilidades com o Martelo. Depois de 10 anos nesse templo, Krieg ganhou a honra de melhor monge. Certo dia, descobriu que aqueles contra o qual queria sua vingança fazia parte do Templo Batka. Desde esse dia, ele retornou a busca pela sua vingança, até que encontrou um grupo perdido dentro das minas dos anões e tentou expulsá-los de lá, quando percebeu que um daqueles aventureiros era seu irmão sequestrado. Depois de Eir, Krieg é o único capaz de curar simulataneamente, no entanto, suas curas exigem sacríficios de vida. Dentre suas habilidades, uma dela é capaz de transformá-lo usando o poder do Deus do Escuro.
Yuki, a Dama da Neve
Dificuldade: Fácil
Força: 1/5
Destreza: 3/5
Vitalidade: 2/5
Inteligência 5/5
Descrição: Yuki, acostumada a viver entre a natureza e com os espíritos do gelo, é muito bondosa e nunca machucou ninguém. No entanto, é uma maga muito habilidosa, já que foi treinada para isso desde que nasceu. Desde que o equilíbrio entre a naureza e os seres existentes nela vem sido abalado, Yuki partiu em uma jornada para descobrir o que estava acontecendo. Foi quando ela se encontrou com o grupo de aventureiros heróis de Rodésia. Yuki, como Maga do Gelo, possui habilidades exclusivas de Gelo, divididas em 3 categorias, além de Buffs e Passivas. É a única personagem exclusiva de um só elemento.
Arien Carnesir, a Arqueira
Dificuldade: Fácil
Força: 3/5
Destreza: 5/5
Vitalidade: 3/5
Inteligência: 2/5
Descrição: Como arqueira elfa, Arien tem o dever de proteger a natureza. É uma luta dura, mas é uma luta necessária. Desde que essa começou a se desequilibrar, Arien também partiu em busca da raiz do problema, tomando emprestado o poder do vento e do trovão para usar em suas habilidades. Arien é a típica representante dos atacantes de longa distância, além de poder usar flecha encantadas com o poder da natureza. Dentre as personagens, é a única capaz de moldar o fogo, tranformando-o em uma fêniz( Hélios) para chamar a energia do fogo.
Ryan Hunt, o Caçador de Recompensas
Dificuldade: Média
Força: 3/5
Destreza: 5/5
Vitalidade: 3/5
Inteligência: 2/5
Descrição: Embora não seja reticente, Ryan não é um homem de muitas palavras. Não conversa muito e pensa ponderadamente antes de colocar seus planos em ação. Cuida muito bem das armas que carrega. Possuidor de uma pistola em uma mão, e de uma Metralhadora/Lança-Granadas/Arma de Raio na outra, vai atrás de criminosos procurados em busca de suas recompensas, para manter suas armas de fogo sempre em manutenção. Possui ataques que afastam os inimigos, que podem congelar e derrubar, além de buff e passivas. É o único usuário de armas de fogo no jogo.
Kali Eschebach, a Barda das Trevas
Dificuldade: Média
Força: 3/5
Destreza: 1/5
Vitalidade: 3/5
Inteligência: 4/5
Descrição: Um ser poderoso cujos feitos vêm de antes da Era do Pandemônio, ela conseguiu esconder sua verdadeira natureza. Com seu poder total selado por vontade própria, ela está aproveitando sua vida como uma barda humana, andando pelo mundo e sutilmente propagando a influência do Pandemônio no reino dos mortais. A música que ela normalmente toca é agradável, mas quando ela entra em combate, a melodia do Pandemônio começa a fluir do seu alaúde; seu poder é tão terrível, que ninguém a ouviu e viveu para contar a história.
Asuka, a Espadachim
Dificuldade: Média
Força: 5/5
Destreza: 2/5
Vitalidade: 4/5
Inteligência: 3/5
Descrição: Há dez anos, uma vila pacata no leste de Rodesia foi devastada pelas forças da escuridão. Em jornada pela região, os cavaleiros reais encontraram a única sobrevivente do massacre - uma menininha de apenas seis anos, que estava muito ferida. Decidido a salvá-la, Kaji, um velho samurai membro do grupo dos cavaleiros reais e conterrâneo da garota, tomou a decisão de ficar para trás e tentar salvá-la. Kaji adotou a menina como sua neta, criando-a de acordo com bushidô, o rígido código de conduta e honra dos samurais. Ele também lhe ensinou tudo o que sabia – principalmente na arte das espadas. Com seu talento nato, Asuka transformou-se em uma espadachim excepcional, capaz de utilizar duas espadas simultaneamente. Herdando de seu velho avô Kaji o par de espadas criadas pelos anões, Asuka partiu por Rodesia, determinada a não deixar que nenhuma outra criança sofra como ela sofreu ao ficar órfã. Assim, ela encontra os nossos heróis.
Em Breve, Estarei trazendo mais 2 posts explicando habilidades, modalidades de jogo, estratégias e missões. Até Breve
PS: Lunia pode ser encontrado em Level Up! Games;
Vini~
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
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Parece bem legal... pena nao ter pro Mac :(
ResponderExcluirgente vcs sabe, q eir resusita como dark eir
ResponderExcluirla na corea ja lancou os proximos episodios de lunia
ResponderExcluirNum gostei que Eir morre buaaaaaaa
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